_____________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Cola Federal

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

        DIÁLOGO PLATÓNICO "GÓRGIAS"


    No texto do dialogo de Górgias, vimos como começa o diálogo, primeiramente Górgias e Sócrates tentam definir o que é retórica e para que ela é ultil.
    Górgias que faz parte dos sofistas tenta o lado da retórica, para Górgias a retórica é uma arte assim como o médico que cura as doenças físicas a retórica cura as doença da alma, Górgias utiliza vários argumentos para mostra a Sócrates o que é a retórica.
    Sócrates tem o pensamento de que a retórica não é uma arte que traz bons ensinamentos, para ele a retórica é usada principalmente para tirar vantagem de algo e também para tirar um pouco do conhecimento das pessoas fazendo elas serem enganadas pelas conversas.
    Sócrates fez um interrogar para Górgias sobre a definição da retórica mas Górgias não deu boas respostas e ficou sem argumentos, assim Sócrates consegui criar varias perguntas que entrelaçar Górgias e que fez ele se contradizer em grade parte das resposta dele pois Górgias usava pouco fundamentos para responder e nunca chegava a uma conclusão.
    Logo depois de Górgias ter se contradisido Polo entrou no dialogo e começou a dar sua versão sobre a retórica, mas o assunto foi mudando e começaram a discutir sobre o "belo e o feio" o "bom e mal" nessa discussão Sócrates conseguiu entrelaçar Polo que não soube definir o que era realmente a retórica.
    Depois das contradições de Polo e Górgias Sócrates compensou um outro diálogo com Cálices.
    Cálices tenta de todo modo derrubar Sócrates usando a própria Filosofia contra ele, Cálices faz grades discursos para tentar sustentar seu próprio pensamento ele usa discursos de Polo e Górgias para tentar fazer com que Sócrates se contradisser-se.
    Mas Sócrates consegue se defender muito bem das armadilhas de Cálices e começa a interrogar Cálices com as mesma perguntas que fez a Polo e Górgias, alem de entrar com outro assunto sobre o "justo" e "injusto" e essa nova pergunta fez com que Cálices não conseguisse definir.
    Assim Sócrates faz um grade resumo sobre o que foi dito no dialogo de Polo, Górgias e Cálices encerrando o texto mostrando os erros dos três e faz uma breve opinião sobre o que é a retórica dizendo: " Que é Belo e justo não precisa da retórica apenas quem é injusto recorre ao uso da retórica."


                    RESENHA: Fernando
           
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Versão eletônica do diálogo Platónico "Górgias"
Homepage do grupo: http://br.egroups.com/group/acropolis/
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário